Vidraçaria em BH e região

Vedação de fachada: 3 tipos e 2 dicas

Se você está precisando fazer a vedação do seu prédio e deseja saber quais são os tipos existentes de vedação, você está no lugar certo. Mas, antes de saber quais são os tipos de vedação utilizados em fachadas, vamos dar uma breve explicação de qual a importância de fazer uma vedação para seu prédio.

Primeiramente, você deve ter em mente que a vedação é a parte principal a ser discutida no projeto de construção de um prédio. Isso porque, além de proteger a edificação contra ações externas, as vedações também são um ponto fundamental para deixar o prédio esteticamente mais bonito.

Em média, as vedações do lado de fora do edifício, sendo elas de alvenaria, esquadrias com vidro e revestimentos convencionais aderidos, simbolizam de 9 a 13% do orçamento total da edificação.

Por outro lado, quando a obra é com revestimentos não convencionais, pode se dizer que o valor ficará um pouco mais alto, em torno de 4 e 15%, isso acontece por conta do tipo usado na vedação.

A instalação das vedações são mais fáceis de serem aplicadas quando o prédio ainda está sendo construído, porém, há também a possibilidade de ser colocada depois que o prédio já estiver pronto.

Vedação de fachada

Veja abaixo mais algumas informações sobre as vedações de fachada.

O que é vedação de fachada?

Essa é uma vedação na qual é aplicada para a proteção contra fogo para selar as aberturas em fachadas prediais. Em outras palavras, as vedações são colocadas para evitar que a fumaça e gases quentes se espalhem por aberturas que existem entre as lajes e o fechamento vertical do lado de fora dos prédios.

Se o fechamento externo não for aplicado, terá uma saída para periferia dos pavimentos, e se por acaso elas não forem protegidas adequadamente, em casos de incêndios vai ocorrer a propagação de elementos para ambientes e pavimentos próximos.

Por isso é importante procurar por uma empresa qualificada para fazer a vedação predial, na qual ela deve garantir a integridade, assim garantindo que tudo ficará seguro durante o tempo de vida útil do prédio. O edifício sofre diariamente com fatores externos, como, por exemplo, as mudanças de temperatura e precisa sempre estar protegido com material de qualidade. 

Onde a vedação é aplicada?

A vedação de fachada ou pele-de-vidro, como também é chamada, deve ser colocada entre a laje e o elemento da fachada. É preciso ter a certeza de que não serão utilizados materiais rígidos para essa aplicação, isso porque, com o passar dos anos, podem sofrer danificações conforme a movimentação do prédio.

Quais são os tipos de vedação de fachadas prediais?

Nesta etapa do artigo vamos descobrir quais são os tipos de vedação de fachadas, podemos adiantar que existem três tipos de vedação. Veja abaixo quais são elas.

  • Alvenaria de vedação e revestimento aderido com substrato de argamassa;
  • Alvenaria ou divisória leve de vedação com revestimento tipo cortina, ou ventilado em inglês pode ser chamado de rain screen wall;
  • Fachada, cortina e painéis de concreto, LSF com placas de cimento, pele de vidro, estrutural glazing e fachadas unitizadas.

Em qualquer tipo de ocasião de fachada, seja ela revestimento ou vedações, é preciso levar em consideração a capacidade de comportar as deflexões. Lembrando, que deve ser levado em conta a contração e expansão térmica, oscilações dos prédios ocasionados pelo vento e cargas sísmicas e também as desarticulações relativas entre os pavimentos.

Outro ponto bem importante, é em relação a aspectos, como conforto térmico e acústico, lumínico e também como já mencionamos acima a importância contra fogo e a segurança contra explosões e invasões.

Onde fazer fachada de loja?

Para ter bons resultados, faça a contratação de uma equipe especializada, na qual eles possam tirar todas as suas dúvidas e fazer um bom serviço em seu prédio. É importante que antes de fechar qualquer negócio, procure pelos trabalhos anteriores e avaliações sobre a empresa. 

Peça um orçamento e veja qual deles vale mais a pena para você e qual dela vai se mostrar mais empenhada em fazer a vedação predial e atender suas necessidades. Veja se existe uma possibilidade da empresa visitar o local onde será feita a vedação, observe se será uma equipe profissional e o principal se trabalham com equipamentos modernos específicos para atuar em grandes alturas, isso também conta bastante.

Por que fazer manutenção predial?

Todo tipo de imóvel é preciso ter uma manutenção mensal ou anualmente, mas se falando de prédios essa manutenção deve ser feita obrigatoriamente todos os anos ou sempre que achar necessário.

Isso porque uma estrutura nesta proporção pode precisar de mais inspeções e reparos, para a segurança do prédio e também de quem mora ou trabalha nele. As vedações precisam sempre ser inspecionadas por profissionais para ter certeza de que está tudo nos conformes.