Vidraçaria em BH e região

Placas de acrílico: onde usar e 3 cuidados

As placas de acrílico são muito requisitadas no mercado. Por sua versatilidade e sofisticação, é comum encontrarmos o material em diversos segmentos, desde a comunicação visual até a confecção de peças de arte e decoração.

Isso se deve ao fato do material ser, ao mesmo tempo, moldável e resistente, além de ter um bom custo benefício e proporcionar um alto grau de refinamento estético.

Além disso, o acrílico suporta a ação de intempéries como chuva, sol, vento e umidade em geral sem perder suas características, preservando a beleza da peça.

Por isso, é possível montar estruturas usando esse material mesmo quando expostas ao ar livre.

Outra grande vantagem do acrílico são as opções de customização que o material oferece, sendo compatível com processos de:

Placas de acrílico
  • Colagem;
  • Encaixe;
  • Dobra;
  • Injeção.

Assim, faz com que as possibilidades de uso do termoplástico sejam ainda maiores.

Para completar, o material é capaz de unir sofisticação e segurança, uma vez que tem resistência à pressão hidrostática e suporta até 50% mais impacto do que uma placa de vidro comum da mesma espessura.

E mesmo em caso de quebras, o acrílico não produz estilhaços, o que reduz de forma considerável as chances de graves acidentes.

A comercialização das placas de acrílico estão disponíveis em diversas espessuras, cores, texturas e graus de transparência.

Todas elas passam por tratamento UV, o que impede o amarelamento do material com o tempo e prolonga a sua vida útil, além de impedir a passagem dessa radiação que é prejudicial para a saúde.

Onde usar placas de acrílico?

Por todas as características e vantagens das placas de acrílico, e especialmente as chapas de acrílico transparente, trata-se um material que pode ser aplicado nos mais diversos locais, tanto em aplicações residenciais, quanto em comércios e indústrias. 

Dentre eles, podemos citar:

  1. Displays e prateleiras para exibição de produtos em geral;
  2. Placas de sinalização;
  3. Painéis luminosos e peças de sinalização em LED;
  4. Montagem de púlpitos;
  5. Confecção de brindes variados, como chaveiros, copos e canecas;
  6. Fabricação de peças técnicas;
  7. Montagem de móveis, como cadeiras, mesas e aparadores;
  8. Proteção acústica;
  9. Letras de caixas para decoração, sinalização e comunicação visual;
  10. Troféus;
  11. Fachadas comerciais.

Para todos esses usos, a melhor opção é usar chapas de acrílico Cast, pois, são mais resistentes ao impacto, interações químicas e variações térmicas do que o acrílico extrudado, outra opção disponível no mercado.

Além de ter uma vida útil mais longa, o acrílico Cast também tem maior qualidade óptica e é mais facilmente termoformado, o que facilita a aplicação mesmo em superfícies não regulares.

Também é possível personalizar o acrílico usando técnicas de gravação a laser, adesivagem, impressão UV e serigrafia. Por isso, é ideal para marcas que desejam transmitir sua identidade visual para as peças.

Outro ponto positivo do material é que o acrílico pode ser combinado com outros materiais, como:

  • Madeira;
  • Alumínio;
  • ACM.

Para completar a lista de vantagens, o acrílico é bastante acessível, apresentando um preço bem menor quando comparado a outros materiais como o vidro, por exemplo, então vale a pena investir.

Qual a manutenção e os cuidados das placas de acrílico?

Embora as placas de acrílico sejam de um material que exige pouca manutenção, alguns cuidados são necessários para preservar a beleza e aumentar a durabilidade das chapas.

Abaixo, entenda 3 cuidados básicos com as chapas de acrílico.

1. Limpeza

Para limpar as placas de acrílico, use um pano macio ou espanador de pó. Para remover as sujeiras mais pesadas, use água e sabão neutro, também aplicando a mistura com o auxílio de pano ou esponja macia em movimentos circulares.

Caso prefira, há também a opção de kits de limpeza específicos indicados especialmente para o material.

2. O que evitar

Nunca use produtos ácidos, corrosivos ou abrasivos para limpar o material. Esse tipo de solução pode danificar as peças permanentemente.

3. Polimento

Para restaurar o brilho original das peças, é recomendável polir o material de tempos em tempos.

Para isso, use massa própria para polir acrílico, aplicada com ferramentas corretas e com o auxílio de profissionais especializados.

Em caso de dúvida, consulte sempre as recomendações do fabricante e garanta peças bonitas e bem cuidadas por muito mais tempo.