Vidraçaria em BH e região

Como decorar quarto de criança: 10 dicas práticas

Com a responsabilidade de criar e guiar uma criança, o que você mais quer é que seu filho tenha um ambiente feliz e saudável para crescer. Uma grande parte disso é garantir que o quarto seja um espaço confortável e agradável para eles. Afinal, esse será o local onde ele vai descansar, brincar e aprender lições como organização e cuidado com o que é seu.

E para que o ambiente seja convidativo e acolhedor, alguns toques de decoração podem transformar um quarto simples e sem atrativos em um lugar encantador! Continue lendo para descobrir como fazer isso com 10 dicas práticas.

Como decorar quarto de criança?

Se você está procurando maneiras de adicionar um pouco de personalidade ao quarto do seu filho, aqui estão algumas sugestões para decorar o quarto de uma criança que certamente vão agradar.

Desde quadros, roupas de cama, itens de organização e acessórios, há infinitas possibilidades quando se trata de decorar o espaço do seu filho. E com um pouco de criatividade, você pode criar um quarto divertido e funcional.

1. Comece com uma tela em branco

Quando se trata de decorar o quarto de uma criança, o céu é o limite. Portanto, não tenha medo de começar com uma folha em branco. Para isso, pinte as paredes com uma cor neutra ou branca e, em seguida, adicione aos poucos toques de cor com roupas de cama, quadros e acessórios.

Como decorar quarto de criança

2. Escolha um tema

Seja seu personagem de desenho animado favorito, animal ou cor, escolha um ponto de partida para o quarto do seu filho e crie o design em torno dele. Assim você pode aplicar referências a esse tema em vários pontos, por exemplo em forma de adesivos, quadros ou itens como uma luminária.

3. Faça da cama o ponto focal

A cama é a peça central do quarto, então certifique-se de que é algo que seu filho vai adorar. Escolha roupas de cama divertidas em suas cores e personagens favoritos e adicione alguns travesseiros e almofadas coloridas para maior conforto e alegria no visual.

4. Seja criativo com o armazenamento

O quarto de uma criança deve ser um refúgio para ela brincar e relaxar, então certifique-se de que haja muitos lugares para guardar seus brinquedos, roupas e pertences. Use todos os cantos e recantos para manter o quarto organizado e arrumado, aproveitando para ter gavetas embaixo da cama, estante, nichos e prateleiras na parede para organizar as superfícies e facilitar a arrumação do seu filho.

5. Seja ousado com as cores

Não tenha medo de experimentar diferentes cores e tonalidades para que o quarto fique divertido — afinal, assim deve ser o espaço de uma criança! Apenas certifique-se de considerar se a relação entre a escolha das cores, a quantidade de luz natural e o tamanho do ambiente irá favorecer para que o quarto não pareça apertado, mas sim amplo.

6. Divirta-se com as possibilidades de arte na parede

Incentive a criatividade de seu filho, permitindo que ele ajude a escolher as cores ou até mesmo crie algumas obras de arte para as paredes do quarto. Impressões de mãos, pinturas e fotos são ótimos detalhes para incrementar a decoração e que podem ser alterados futuramente com uma simples pintura.

7. Incorpore elementos divertidos

Personalize o espaço incorporando coisas que seu filho adora na decoração. Adicione um pouco de diversão e personalidade à sala com elementos temáticos ou com padrões como quadros, tapetes, luminárias, adesivos e cortinas.

8. Invista em bons móveis infantis

Ao escolher móveis como cama, cômoda, mesa e cadeira, opte por peças de materiais fáceis de limpar e duráveis, que irão resistir ao uso e ao teste do tempo (e, se possível, ao crescimento inevitável da criança).

9. Use a iluminação para criar um espaço acolhedor e convidativo

Adicione pontos de iluminação que deixem o ambiente mais aconchegante, com neutra em pontos que você quer dar destaque à decoração, além de um abajur divertido para dar um toque descontraído ao quarto infantil.

10. Crie uma área para brincar

Uma pequena mesa com cadeira são móveis perfeitos para estimular momentos de diversão e arte para a criança. Outra sugestão é que se seu filho gosta de esportes, considere adicionar uma mini cesta de basquete ou uma pequena trave para futebol no quarto para que ele possa se divertir.

É importante dizer que a decoração não precisa ser feita de itens caros. Se você ficar de olho em ofertas e promoções da Black Friday, por exemplo, vai encontrar ótimas oportunidades. E agora que você já aprendeu algumas formas de decorar um quarto de criança, é hora de planejar e colocar em prática.