Vidraçaria em BH e região

Como calcular a bitola do fio elétrico

Quer aprender como calcular a bitola do fio elétrico? Antes de mais nada, saiba que bitola de fio é um termo muito utilizado por eletricistas para determinar a seção ou grossura de um fio ou então cabo elétrico.

Além disso, entenda que cada bitola de fio tem um limite de capacidade para conduzir a energia elétrica sem trazer riscos à instalação elétrica.

Porém, para poder dimensionar um condutor ou a bitola de um fio condutor nessa instalação elétrica, é preciso seguir alguns critérios indicados pela norma NBR 5410. Então, continue a leitura para aprender como fazer esse cálculo.

Por que a bitola de fio é importante?

Primeiramente, escolher a bitola de fio condutor da maneira certa é fundamental para a segurança da sua instalação elétrica.

Uma vez que os fios e cabos mal dimensionados ou que tenham seus dispositivos de proteção inadequados podem superaquecer ou até mesmo derreter.

Como calcular a bitola do fio elétrico

Além disso, é possível apresentar problemas graves, como curto-circuitos ou grandes incêndios.

Quais são os tipos de condutores e bitolas de fio?

Sendo assim, há no mercado diversos tipos de condutores elétricos com tamanho de bitolas e cada um possui a sua finalidade.

Por exemplo, no caso de uma residência, possuímos os condutores elétricos para iluminação e tomadas de uso específico.

Dessa maneira, cada um destes tipos de condutores tem uma bitola de fio adequada que precisa ser calculada de acordo com o tipo de circuito ou uso do equipamento que será utilizado.

Entretanto, como saber qual a bitola de fio que deve ser utilizada para cada circuito na instalação elétrica? É o que vamos entender a partir dessa leitura do artigo.

Como escolher qual bitola de fio usar na instalação elétrica?

Como já mencionamos, há diversos fatores que determinam qual será a bitola do condutor utilizada na instalação elétrica.

Por exemplo, distância do quadro de distribuição até onde será ligada a carga, temperatura e, principalmente, qual é a corrente que passa por aquele condutor.

Entretanto, na tabela 47 da norma NBR 5410 para instalações elétricas de baixa tensão, são especificadas as seguintes seções mínimas abaixo para os condutores.

Qual é bitola de fio ou seção mínima por circuito?

De acordo com a tabela 47 abaixo da norma NBR 5410 para condutores e cabos isolados, temos as seguintes seções mínimas.

Assim, é possível verificar que a norma especifica as seções mínimas para circuitos de iluminação e também para circuitos de força ou tomadas.

Dessa maneira, confira quais são as seções mínimas ou bitola de fio para os circuitos de iluminação.

Bitola de fio para lâmpada

Ainda de acordo com a norma NBR 5410, ela  determina que circuitos de iluminação precisam ter a bitola de fio ou então seção mínima do condutor a partir de 1,5mm².

Bitola de fio para tomadas

Também segundo a tabela 47, a norma NBR 5410 estipula que os circuitos de força ou iluminação precisam ter a bitola de fio ou então seção mínima do condutor a partir de 2.5 mm².

Normalmente, esse é o tamanho de bitola colocado nas tomadas de uma instalação elétrica residencial. Exceto aquelas tomadas de uso específico.

Qual é a menor bitola fio?

Além dos circuitos para iluminação e tomadas, saiba que a norma também estipula a menor bitola de fio utilizada na instalação elétrica.

Sendo assim, a norma NBR 5410 coloca que para circuitos de sinalização e circuitos de controle, a seção mínima ou bitola de fio precisa ser a partir de 0.5 mm².

No entanto, é fundamental destacar algumas observações.

Observações sobre seção mínima ou bitola de fio

Em suma, a tabela 47 da norma NBR 5410 é somente uma base para que ninguém saia colocando cabo fino demais para circuitos que possuem corrente superior a que o cabo suporta.

Então, ela apenas estipula que para iluminação com seção inferior 1,5mm² são proibidos, bem como circuito de força ou tomadas também não devem ser inferiores a 2,5mm².

Tipos de bitola de fio para instalação elétrica

Definitivamente, muitas pessoas possuem dúvidas a respeito da bitola de fio condutor na instalação elétrica e qual é a tensão e corrente suportadas pelo cabo elétrico.

Infelizmente, essa resposta não é fácil e rápida. Uma vez que é preciso avaliar a instalação ou equipamento com seu conjunto de características diferentes.

Dessa maneira, é fundamental lembrar que além da norma NBR 5410, cada fabricante de cabos elétricos possui o seu manual específico para os condutores e equipamentos elétricos.

Como calcular a bitola do fio elétrico?

Por fim, para calcular a bitola de fio de acordo com a norma NBR 5410, você deve se atentar para alguns critérios:

  • Qual é a corrente do circuito
  • Como será a instalação dos cabos
  • Qual é a quantidade de cabos presente no circuito
  • Qual o tipo de isolante que vai ser utilizado no cabo
  • E quantos cabos vão passar dentro do mesmo eletroduto

Sendo assim, você consegue fazer o cálculo e comprar fio elétrico de forma assertiva.