Vidraçaria em BH e região

Como abrir portão eletrônico: 3 formas

Saber como abrir portão eletrônico manualmente é essencial quando ocorre falta de energia ou pane no motor.

Afinal, o portão eletrônico é um equipamento que tem vários benefícios e vem sendo cada vez mais usado.

Esse sistema de abrir e fechar o portão do imóvel tornou-se uma ferramenta comum, bastante útil e de grande importância.

Sua instalação garante mais segurança para as famílias e funcionários, além da comodidade promovida.

Como abrir portão eletrônico manualmente?

Para abrir um portão eletrônico manualmente, siga as etapas:

Como abrir portão eletrônico
  1. Insira e gire a chave no motor do portão;
  2. Destrave o motor do portão eletrônico puxando a alavanca.

Como abrir portão eletrônico manualmente com chave Allen?

  1. Primeiramente, busque um local para inserir a chave Allen na parte posterior da tampa que protege o motor. Nesse local, geralmente tem um parafuso dentro;
  2. Gire a chave para destravar o motor do portão. Assim, ele ficará no modo manual.

Como abrir portão eletrônico com controle?

Para abrir portões eletrônicos com controle remoto, siga os passos a seguir:

  1. Aproxime-se do portão;
  2. Pressione o controle.

Quais são os tipos de portões eletrônicos?

Referente ao fechamento e abertura, há basicamente 3 tipos de portão eletrônico: 

  • Deslizantes;
  • Basculantes;
  • Pivotantes.

Veja abaixo informações sobre cada um dos modelos de portões eletrônicos citados acima.

Portão basculante

O portão basculante ou bascular é aquele que é aberto na vertical, ou seja, para cima, de forma que necessitem ter um espaço maior nessa direção. 

Esse modelo de portão eletrônico é o ideal para espaços limitados, principalmente nas laterais. Geralmente, os portões basculantes são os mais caros do mercado.

Portão deslizante ou de correr

O portão deslizante é tido como mais comum e convencional. Ele normalmente é usado em garagens com espaço amplo, já que é preciso um espaço para os trilhos e para o fechamento do mesmo.

Esse modelo de portão eletrônico é identificado pela existência de trilhos no chão ou também trilhos aéreos e é apropriado para lugares que tenham espaços horizontais, ou então, com um espaço vertical limitado.

Portão pivotante

O portão pivotante é parecido com uma porteira. Ele é dividido ao meio e ambas as partes se abrem para fora ou para dentro, cada uma para seu respectivo lado (esquerda ou direita).

Normalmente, o portão pivotante é colocado para ser aberto para dentro de casa. 

Não é adequado para lugares e garagens que tenham pouco espaço, pois é necessário ter amplitude para conseguir abrir e fechar cada uma das suas laterais.

Ademais, esse modelo de portão eletrônico normalmente é escolhido em razão do seu aspecto visual e só funciona em espaços amplos, sendo que cada bandeira do portão têm motor próprio.

Características importantes do portão eletrônico

Referente ao modo de construção e estilo, há os portões abertos (vazados) e os portões fechados (chapa inteira).

O portão eletrônico aberto é feito com grades que também é conhecido como “portão vazado”. Suas chapas podem ser de metal ou madeira, mas, por ser fabricado com grades, possibilitam ver o interior do espaço protegido.

Já o portão fechado é feito com material opaco, “sem grades”, tampando a visão do lado de dentro da casa ou estabelecimento. Grande parte das vezes também impede a passagem de luz solar, bem como sua produção pode ser em latão, alumínio, ferro e madeira por exemplo.

Ademais, é relevante pensar no modelo de controle de portão eletrônico que será utilizado. Há diversos tipos de controle remoto para portão e com inúmeros preços variando de acordo com as funções extras que os tornam mais funcionais que os outros.

Basicamente, os controles remotos de portão eletrônico tem um transmissor de rádio que emite um sinal quando o botão é pressionado. É fundamental saber o adequado para sua casa, e também como codificar controle de portão, já que há tipos mais tecnológicos que evitam falhas e ampliam a segurança.

Quais são os benefícios em instalar um portão eletrônico?

Como agora você já sabe os tipos de portão eletrônico que existem, chegou o momento de descobrir as vantagens que eles podem te proporcionar.

Segurança

Os portões eletrônicos fazem com que o movimento de abrir e fechar o portão seja mais rápido e fácil.

Através da utilização de controles remotos ou até mesmo de outros controles de acesso, os portões automatizados são acionados rapidamente garantindo sua segurança no momento tanto de entrar quanto de sair.

Ademais, ao escolher por materiais mais robustos e de boa qualidade, os portões eletrônicos tem alto nível de durabilidade e tornam-se resistentes a diferentes circunstâncias.

Praticidade e agilidade

Além da segurança, que é muito importante, outro ponto que faz uma grande diferença na vida das pessoas que usam o portão eletrônico é a praticidade que esse instrumento proporciona. Pode acreditar, a diferença é de fato perceptível. A rapidez com que você entra e sai da residência vai até influenciar no seu humor e fazer com que você ganhe mais tempo. 

Em dias de muito frio ou de chuva, a diferença é gritante.

Versatilidade

A escolha do tipo de portão a ser utilizado em sua garagem depende de algumas características da sua propriedade, especialmente do espaço disponível.

No entanto, aspectos como beleza também influenciam. Observe bastante os modelos de portões eletrônicos que você poderá optar.

Valor relativamente acessível

Um portão eletrônico tem um valor bem mais acessível do que grande parte das pessoas pensam. Mas os benefícios para você, sua família e funcionários são tantos, que essa quantia, bem mais do que uma despesa, deve ser considerada um investimento em bem-estar, segurança e tranquilidade.

Para saber mais sobre como abrir portão eletrônico, veja o vídeo do canal capital portões.